À medida que caminhamos rapidamente para uma realidade cada vez mais transparente, interdependente e global, a confiança organizacional torna-se ainda mais importante para a carreira como jamais foi. As interações com líderes de negócios ao redor do mundo tornaram cada vez mais evidente que o conceito de velocidade de mercado é a verdadeira arma competitiva.

Confiança baixa causa atritos, seja ela originada por um comportamento antiético ou por um comportamento ético, porém incompetente (mesmo porque as boas intenções jamais podem substituir o mau discernimento). A baixa confiança é o maior fator de custo na vida e nas organizações, incluindo as famílias.

Confiança baixa cria agendas ocultas, conflitos interpessoais, rivalidade entre departamentos, mentalidade ganha-perde, comunicações defensivas e autoprotetoras – fatores que reduzem a velocidade da confiança. Confiança baixa debilita tudo – cada decisão, cada experiência de comunicação e cada relacionamento.

Confiança Organizacional

A confiança é a variável oculta que afeta tudo. O motivo pelo qual ela está escondida nas organizações é que os líderes não a procuram nos sistemas, estruturas, processos e políticas que embasam os comportamentos cotidianos. Eles estão concentrados nos sintomas – no reflexo do sol na superfície da água. Eles não põem os óculos que lhe permitirão ver o peixe movendo-se embaixo. Como líder, você pode ser bem-sucedido em termos da autoconfiança e da confiança nos relacionamentos, de modo que as pessoas confiam em você como pessoa; porém, apesar disso, poderá fracassar no nível da confiança organizacional por não conhecer e alinhar sistemas que promovam a confiança.

Então, o nosso foco será o olhar para o funcionamento da sua equipe e da fatia da organização da qual você é responsável. Comece olhando para a sua área, seus resultados, suas metas, seu time de colaboradores. Como tudo está funcionando. Está tudo, realmente tudo, contemplando a confiança? Ou o oposto dela?

A confiança organizacional está ligada ao alinhamento. Se você já trabalhou com pessoas nas quais confiou – mas em uma organização na qual não confiava – ou em uma situação na qual os sistemas e estruturas organizacionais promoviam a desconfiança, você facilmente reconhecerá a natureza critica dessa ondulação. O alinhamento entre liderança, relações e processos e sistemas, ajuda líderes a criar estruturas, sistemas e símbolos de confiança organizacional.

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