Gestão de Mudanças Ferramentas Poderosas

Saiba como usar as ferramentas certas para ter sucesso em seus projetos de mudanças organizacionais.

E-Book

Gerenciar mudanças é ter foco nas pessoas. Quer dizer entender e facilitar o impacto das pessoas que passam pela mudança, de dentro para fora.

Franciele Maftum

Esse livro é fruto de mais de 10 anos de trabalho e estudos em Gestão de Mudanças, Psicologia e Neurociência. Foram dezenas de organizações e milhares de pessoas atendidas e treinadas para lidarem com os mais variados processos de mudanças.

O resultado desse trabalho é um compilado de Ferramentas que eu, carinhosamente, chamo de “Poderosas” por saber que elas podem realmente fazer a diferença na implantação de um projeto de mudanças na organização.


É um guia passo a passo que permite a aplicação das ferramentas de forma guiada e precisa.


É muito comum ver profissionais experientes e notoriamente competentes em suas áreas, tentarem promover mudanças, sejam com seus time ou organização, e não alcançarem o resultado planejado.

O principal fator para que uma mudança seja bem sucedida são PESSOAS!

É por isso que esse E-Book foi criado. Para guiar os agentes que irão conduzir as mudanças, a lidarem com as pessoas e, com isso, terem melhores resultados com a mudança e, ao mesmo tempo, diminuirem o sofrimento dos impactados.

Você irá conseguir implementar ações que fazem as pessoas mudarem com engajamento e aprendendo sobre elas e mudança.

Além disso, irá conseguir planejar sua mudança utilizando as ferramentas Mais aderentes a sua cultura e organização.
Seu planejamento de mudança terá o foco certo: AS PESSOAS!


Com escrita simples e leitura desenhada para que, mais do que um E-Book, o leitor tenha em mão uma “caixa de ferramentas” de fácil acesso e que possa acessá-la de forma rápida e prática, sempre que precisar.

Oferta de Lançamento! Aproveite agora!



Cada cenário requer uma ferramenta ou um combinado delas.

São 19 Ferramentas Poderosas!

Questionário de princípios: ferramenta em formato de questionário que tem como objetivo entender as fortalezas e as fraquezas da área ou organização que está passando por mudanças, através de 7 princípios utilizados para medir o impacto da mudança e indicadores específicos de diagnóstico.

Modelo de congruência: ferramenta de sensibilização para times na mudança que funciona como diagnóstico e ação de engajamento, além de uma ferramenta efetiva para desenvolver pensamento sistêmico para lideranças.  

Mapa de crenças organizacionais: ferramenta para mudanças culturais e implementações de competências de liderança, funciona como uma avaliação honesta e profunda do motivo que impedem as pessoas de mudarem. 

Modelo de 3 fases – parte I: ferramenta utilizada, no início da mudança, que ajuda a preparar os times para desenhar ações de engajamento e comunicação, além de praticar o entendimento da mudança. 

Lista de stakeholders e estados emocionais: ferramenta responsável por identificar quem são as pessoas impactadas pelo processo de mudança – quem é seu público-alvo nas ações de mudança, engajamento e comunicação. 

Os 5 elementos da reação à mudança: ferramenta utilizada para entender quais são os impactos e reações que as pessoas terão durante o processo de mudança, além de uma forma eficaz de promover o suporte emocional. 

A curva do luto: ferramenta muito eficaz para diminuir as resistências emocionais, engajamento de pessoas, autoconhecimento e capacitação em Gestão de Mudanças. 

Modelo de 3 fases – parte II: ferramenta utilizada durante o processo de mudança, com perguntas abertas, que direcionam reflexão sobre o processo e seu impacto nos hábitos pessoais e sentimentos das pessoas envolvidas. 

Mapa da empatia: ferramenta que facilita a construção de relações empáticas para a mudança e, também, a construção de engajamento para a mudança.

Planejamento de Engajamento da Mudança: ferramenta de engajamento de stakeholders, voltada para a comunicação efetiva, ou seja, comunicar a mudança de forma transparente, frequente, com clareza e de forma empática. 

Workshop de sensibilização: ferramenta utilizada para engajar as pessoas, capacitá-las em novas ferramentas, diminuir a resistência frente à mudança e criar vínculo com as pessoas que estão precisando de ajuda durante o processo de mudança. 

Contrato psicológico: ferramenta que auxilia as partes envolvidas em um alinhamento de expectativas, criando oportunidade para reconhecimento das expectativas de forma empática, assertiva e respeitosa. 

Visual Board: ferramenta utilizada para construir novos modelos mentais em grupos organizacionais, criando um propósito compartilhado e buscando soluções para ajudar as pessoas a saírem da curva do luto. 

Técnica de reenquadramento: ferramenta, utilizada na psicologia cognitiva comportamental, que atua auxiliando as pessoas e organizações a saírem de um estágio de estagnação e quebrarem crenças que as impedem de mudar. 

Gráfico Estratégico da mudança: ferramenta para facilitar a leitura do cenário macro da mudança, possibilitando o entendimento dos estados emocionais e quantidade de energia que o líder ou a organização precisará dispor para manter o seu time motivado. 

Celebração: ferramenta importante para construir memórias positivas em relação à mudança, estimulando o cérebro a aprender e reforçar o Mindset de crescimento. 

Check list para conversas de feedback e de projetos: ferramenta que auxilia os colaboradores e gestores em dar feedbacks honestos e que ajudem no crescimento profissional de ambos, sempre priorizando a evolução e construção de confiança entre as partes.  

Mindset fixo e de crescimento: ferramenta que cria conexão entre os times e seus clientes internos, auxiliando, também, no entendimento da necessidade em mudar o mindset do time para a obtenção de resultados positivos na mudança.

Mapeando e acolhendo os medos da mudança: ferramenta de mapeamento de medos, através de perguntas que identificam se as pessoas estão com medo de não conseguir se adaptar ao novo ou medo de não sobreviver à mudança. 


Oferta de Lançamento! Aproveite agora!


Sobre a Autora

Franciele Maftum

Sócia-fundadora da ChangeMinds. Mestre em Neurociência pela Reading University / UK. Graduada em Psicologia pela PUCPR, Especialista em Psicologia Cognitiva e NeuroLiderança, MBA em Gestão de Pessoas. Certificada em Change Management pelo APM Group London; única treinadora certificadora em Change Management no Brasil pelo APMG.