Imersos num caldeirão de ideias que constitui a trama das relações sociais da atualidade, o avanço da tecnologia e o constante crescimento do acesso aos veículos de comunicação social trouxeram diversas implicações para o ser social. “Estamos passando por uma transformação histórica rumo à chamada Terceira Revolução Industrial, que se caracteriza pela globalização da economia, pela informatização crescente e pela agilização nas comunicações” (Kilimnik, 1998, p. 36).

Sabemos que a subjetividade se constrói a partir do mundo material e a linguagem é uma categoria fundamental na mediação desse processo de reformular a maneira pela qual estamos nos expressando e escutando os outros. Deste modo,  poderemos gerar relacionamentos mais eficazes e maior profundidade nas relações sociais.

Neste cenário, não faz mais sentido uma forma de comunicação alienante e repleta de julgamentos moralizantes, exigindo de nós maior responsabilidade por nossos próprios pensamentos sentimentos e atos.

Este desafio nos aponta para uma completa transformação nas formas de comunicação, atribuindo maior entendimento e aprofundamento de componentes fundamentais como a escuta ativa e reflexiva, presença e assertividade, ampliando assim, nossa capacidade para estabelecer diálogos e criarmos novas culturas a partir de relacionamentos, estruturas, processos, pensamentos e resultados.

Pensando nisso, a ChangeQuest oferece um curso sobre Comunicação e Influência que irá ajudá-lo a entender como as pessoas organizam seus pensamentos, linguagens e comportamentos – e como isso as direciona aos resultados que obtêm, principalmente em processos que envolvem mudanças e a necessidade de influenciar pessoas.

Elizabeth Pires Guimarães

Fique ligado em nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *