Você sabia que 70% dos projetos iniciados nas organizações dão errado? Isso mesmo, 70%!

A motivo é simples, em conjunto com o gerenciamento de projetos é muito importante saber também gerenciar a mudança. O que é deixado de lado na maioria dos projetos em andamento nas empresas.

Podemos considerar o “dar errado” como o projeto não chegar ao fim, não atingir os objetivos, ser “engavetado”, mudança de rumo no meio do caminho, aumento de custos, etc…

Mesmo com planejamento, engajamento e altos investimentos das empresas, as chances de isso ocorrer é grande. Mas por que isso?

Entre os anos de 2004 e 2010 houve um “boom” nos cursos de pós graduação em gestão de projetos no Brasil assim como a inserção dessa disciplina em alguns cursos de graduação nas faculdades.

As empresas começaram a ver que esse profissional seria muito importante para que houvesse um controle maior na condução dessas atividades nas organizações e com isso passou a ser essencial a presença dessa expertise para o profissional que conduziria os projetos nas organizações.

E por que, mesmo com esses profissionais altamente qualificados e engajados, os projetos continuam dando errado?

Ocorre que muitos deles não possuem os conhecimentos e ferramentas necessárias para conduzir as mudanças que estão acontecendo na empresa com a implantação desse novo projeto ou simplesmente de novas ações, como um plano de ação por exemplo. Independente do projeto, todos eles geram mudanças tanto nas pessoas envolvidas direta ou indiretamente quanto na organização como um todo. Sejam as mudanças simples ou complexas.

O fator fundamental para que os projetos tenham sucesso é saber gerenciar as mudanças e isso envolve diretamente as pessoas. As organizações européias, hoje, entendem que saber gerenciar mudanças e comprovar esse conhecimento é pré-requisito para um profissional assumir a responsabilidade de gerenciar um projeto na organização. O resultado disso é o efetivo aumento nos resultados dos projetos desenvolvidos e aplicados nas empresas.

Saber conduzir e gerenciar as mudanças nas organizações é mais do que um pré requisito ou um conhecimento específico. Trata-se do futuro das empresas. As constantes mudanças organizacionais afetam não só uma cultura interna mas o indivíduo em si e consequentemente a sociedade em que ele vive.

A ChangeQuest oferece cursos e certificações que atendem essa nova demanda no mercado global. Cursos de curta duração mas com aprofundamentos que podem ser aplicados nas organizações e no dia a dia do indivíduo para a vida inteira.

Através do APMG International (maior órgão europeu certificador em gestão de projetos e gestão de mudanças), certifica o participante com o conhecimento qualificando-o ainda mais para as demandas desse mercado extremamente competitivo e em constante mudança.