De acordo com Kelvin Miller, estudantes adultos retêm apenas 10% do que ouvem, após 72 horas. Entretanto serão capazes de lembrar-se de 85% do que ouvem, vêm e fazem, após o mesmo prazo, sendo que as informações mais lembradas são aquelas recebidas nos primeiros 15 minutos de uma aula ou palestra.

A partir dessas peculiaridades da aprendizagem, faz-se necessárias adaptações e métodos didáticos mais coerentes que promovam o aprendizado através da experiência, compreendendo o adulto como ente psicológico, biológico e social.

Na citação de Jorge Larrosa e Walter Kohan “A experiência, e não a verdade, é o que dá sentido à educação. Educamos para transformar o que sabemos, não para transmitir o que é sabido” podemos entender que a Andragogia é sustentada a partir de “concepções de comunicação, respeito e ética, através de um alto nível de consciência e compromisso social”.

Eduard Lindeman, em “The Meaning of Adult Education” (1926), identificou, pelo menos, cinco pressupostos-chave para a educação de adultos e que mais tarde transformaram-se em suporte de pesquisas. Hoje eles fazem parte dos fundamentos da moderna teoria de aprendizagem de adulto:

1. Adultos são motivados a aprender à medida que experimentam que suas necessidades e interesses serão satisfeitos. Por isto estes são os pontos mais apropriados para se iniciar a organização das atividades de aprendizagem do adulto.

2. A orientação de aprendizagem do adulto está centrada na vida; por isto as unidades apropriadas para se organizar seu programa de aprendizagem são as situações de vida e não disciplinas.

3. A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender; por isto, o centro da metodologia da educação do adulto é a análise das experiências.

4. Adultos têm uma profunda necessidade de serem autodirigidos; por isto, o papel do professor é engajar-se no processo de mútua investigação com os alunos e não apenas transmitir-lhes seu conhecimento e depois avaliá-los.

5. As diferenças individuais entre pessoas crescem com a idade; por isto, a educação de adultos deve considerar as diferenças de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem.

A utilização da Andragogia permeia todos os fundamentos e práticas da Changequest, através de nossos cursos, serviços e programas oferecidos que facilitam o aprendizado e estimulam o desenvolvimento dos profissionais de forma diferenciada.

Conseguimos expandir os Métodos Andragógicos trazendo soluções de Aprendizagem em Gestão de Mudanças, Pessoas e Negócios através de um posicionamento ativo no aprendizado e com uma metodologia única que une pessoas e processos.

Elizabeth Guimarães

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