“O caos é o estado primário de todo novo começo verdadeiro”. Willian Bridges
Para Willian e Brigdes, toda mudança individual e organizacional trazem emocionalmente um processo de transição de mudança e para engajar as pessoas nesse processo, é necessário conhecer os estados de transição pelos quais passamos durante as mudanças e aprendizagens e o que podemos fazer em cada um deles.
Em cada uma dessas fases, sentimentos diferentes vão sendo gerados e para cada uma delas é importante que todas as competências de liderança transformadora consigam entrar em ação.
Fase Ending:
- Estude a mudança cuidadosamente e identifique as perdas da organização e das pessoas em questão.
- Diga para onde irá e quais serão os passos para se chegar lá.
- Reconheça as perdas abertamente – esconder as perdas e o reconhecimento dessa sensação aumentam a ansiedade e resistência.
- Permita que as pessoas vivenciem o luto e expressem o seu sentimento de perda publicamente.
- Não minta ou fale somente dos benefícios. As pessoas não são bobas e sabem sobre as suas próprias perdas. Reconheça os dois lados com sinceridade.
- Compense pessoas por suas perdas. Compense a perda de status com uma nova forma de status, compense a falta de competências com treinamentos.
- Informe corretamente às pessoas da mudança quantas vezes precisar.
- Ache maneiras de simbolizar o prazo final. Simplesmente estabelecer uma data não irá adiantar.
- Honre o passado e não o denigra – as pessoas e a organização chegaram até esse ponto pelo o que fizeram no passado.
Neutral Zone:
Essa fase é desconfortável. Esse é o momento onde a reorganização foi anunciada, mas o novo jeito ainda não está instituído. Os níveis de ansiedade tendem a subir. Essa fase precisa ser bem gerenciada ou poderá levar ao caos por um tempo maior do que o necessário.
- Explique essa fase como uma fase desconfortável a qual, com muito cuidado poderá se tornar em uma vantagem para pensar no novo.
- Escolha uma metáfora ou uma história para descrever essa fase.
- Reforce a metáfora com treinamentos, mudanças na política e recompensas momentâneas para que as pessoas consigam continuar a trabalhar.
- Estabeleça metas curtas e acompanhamentos.
- Tenha um time que irá ajudar as pessoas na transição.
- Encoraje o erro, o risco. Seja cuidadoso para não punir falhas.
- Encoraje as pessoas para trazerem novas soluções para os problemas antigos. Faça isso para os seus próprios problemas antigos.
New Beginning:
- Tenha definido a diferença do começo que poderá ser definido em um plano e da mudança efetiva, que não poderá ser tão planejada.
- Comunique o objetivo da mudança.
- Crie uma boa imagem da mudança e a comunique efetivamente.
- Ajude as pessoas a descobrirem o papel que elas poderão ter no futuro.
- Construa situações para celebrar pequenos sucessos.
- Celebre o novo começo a conclusão de uma nova fase de transição.
A ChangeQuest desenvolve nas lideranças, agentes de mudança e organizações as habilidades necessárias para gerenciar mudanças e pessoas. Contate-nos para maiores informações.
Fique ligado em nossos canais, estamos sempre falando sobre o tema.